Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.1/5 (117 votos)



ONLINE
1






Rádio Portal Gospel

https://www.vivos.com.br/

menorah em israel




Total de visitas: 11644

Shabat ou Dominus

Shabat ou Dominus

  Se abstiverdes de violar o sábado, de cuidar dos teus negócios em meu dia santo chamando ao sábado deleitoso e venerável ao dia santo de IAHWEH, se honrares, abstendo-te de viagens, de correres atrás dos teus negócios, de fazeres planos, então te deleitará em IAHWEH, e eu te farei levar em triunfo sobre as alturas da terra, eu te nutrirei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca de IAHWEH o falou. (ISA 58:13-14)

 

 

1. Quando, por quem e para quem foi dado o Sábado?

Nos dias da Criação, o Shabat foi instituído no Éden pelo Eterno, para o homem, ou seja, para a humanidade:

Gênesis 2:3 “E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.”

Êxodo 20:11  “Porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou;

Eclesiastes 12:13 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem.

 

2. Qual é a diferença entre este e os demais dias da semana?

Este dia foi santificado, ou seja, separado por Iahweh dos demais dias da semana, também conhecidos como comuns ou profanos.

Ezequiel 44:23, 24  “A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo. Quando houver contenda, eles assistirão a ela para a julgarem; pelo meu direito julgarão; as minhas leis e os meus estatutos em todas as festas fixas guardarão e santificarão os meus sábados.”

 

3. Para que fim se destina o Sábado? E nossos empregados ou pessoas em nossa casa?

É um dia exclusivo para descanso e para adoração, reflexão e reconhecimento ao Deus Criador de todas as coisas.

Êxodo 23:12  “Seis dias farás a tua obra, mas, ao sétimo dia, descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua serva e o forasteiro.”

Note que os servos e servas (hoje os empregados), também devem folgar neste dia:

Êxodo 20:10  “Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas.”

 

4. Por que os israelitas observam o Sábado?

Antes de tudo, porque é um preceito divino da Torá (Pentateuco), Lei esta que nosso povo se comprometeu em obedecer para ser o povo do Eterno:

Êxodo 24:3 Vindo, pois, Moisés e contando ao povo todas as palavras do SENHOR e todos os estatutos, então, o povo respondeu a uma voz. E disseram: Todas as palavras que o SENHOR tem falado faremos.

Êxodo 24:7 E tomou o livro do concerto e os leus aos ouvidos do povo e eles disseram: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos e obedeceremos.

Assim, ao descansar no Shabat, somos lembrados de que somos livres:

Deut 5:15 "Lembra-te que foste um escravo na terra do Egito, e o Eterno, teu D’us, o tirou de lá com mão poderosa e um braço estendido; portanto o Senhor teu D’us te ordenou guardar o dia do Shabat."

Embora a princípio o Shabat tivesse sido instituído para toda a humanidade, as nações o rejeitaram, bem como a seu Criador:

Salmo 147:20 Não fez assim a nenhuma outra nação; todas ignoram os seus preceitos. Aleluia!

O Sábado, as leis de pureza familiar e a crença num único dos, têm, segundo nossos sábios, mantido nosso povo e sua fé ao longo dos séculos.

Shamor vê Zachor: Lembra e guarda, mencionados em Êxodo 20 e Deuteronômio 14, tem sido entoado na canção Lecha dodi, (Um convite aos amigos para santificarem o Shabat) todas as noites de Shabat. Em casa, o acendimento das velas pelas mulheres judias marca o inicio do dia santo e preservam a tradição em família.

 

5. Poderia ser qualquer outro dia, entre os sete da semana?

Não, pois dos, na Criação, separou o sétimo dia. Este dia é o Shabat dele:

Êxodo 20:11  porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.

Êxodo 23:12  Seis dias farás a tua obra, mas, ao sétimo dia, descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua serva e o forasteiro.

Êxodo 31:15  Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá.

 

6. A que está vinculada a observância do Sábado?

a) À Criação e ao único Deus Criador:

Êxodo 31:17  Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento.

b) À liberdade de Israel, da escravidão do Egito:

Deuteronômio 24:18  Lembrar-te-ás de que foste escravo no Egito e de que o SENHOR te livrou dali; pelo que te ordeno que faças isso.

Deuteronômio 16:12  Lembrar-te-ás de que foste servo no Egito, e guardarás estes estatutos, e os cumprirás.

Deuteronômio 5:15  porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.

 

7. Neste caso, que importância tem o Sábado para dos e Israel, Seu povo?

A santificação do Shabat é um sinal de que servimos ao único e verdadeiro Deus; que o Criador é nosso dos e que somos o Seu povo. O Shabat nos identifica desta forma:

Ezequiel 20:12 E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.

Ezequiel 20:20 E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saiba que eu sou o SENHOR, vosso Deus.

 

Êxodo 31:13 Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.

Êxodo 31:14 Portanto, guardareis o sábado, porque são santos para vós outros; aquele que o profanar morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo.

Êxodo 31:15 Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá.

Êxodo 31:16 Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações.

Êxodo 31:17  Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento.

 

8. Como dos provou a obediência de seu povo no deserto? Que mais Êxodo 16 nos ensina, quanto ao cuidado com o Sábado?

Êxodo 16:28-30  Então, disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Considerai que o SENHOR vos deu o sábado; por isso, ele, no sexto dia, vos dá pão para dois dias; cada um fique onde está ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. Assim, descansou o povo no sétimo dia.

 

9. E quanto às festas estabelecidas pelo Eterno? O Sábado tem algo a ver?

Lv 23:2, 3 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, são estas:
Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações.

 

10. É correto rejeitar as festas de dos, sob o pretexto de que foram instituídas somente para se oferecerem sacrifícios? E no caso do Shabat: não se oferecia sacrifícios também neste dia?

 

1 Crônicas 23:31 e oferecerem continuamente perante o Senhor todos os holocaustos, nos SÁBADOS, nas luas novas e nas festas fixas, segundo o número ordenado.

2 Crônicas 2:4 Eis que vou edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus e lha consagrar para queimar perante ele incenso aromático, para apresentar continuamente, o pão da preposição, e para oferecer os holocaustos da manhã e da tarde, nos SÁBADOS, nas luas novas e nas festas fixas do Senhor nosso Deus; o que é obrigação perpétua de Israel.
2 Crônicas 8:13 e isto segundo o dever de cada dia, fazendo ofertas segundo o mandamento de Moisés, nos SÁBADOS e nas luas novas, e nas três festas anuais, a saber: na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos.
2 Crônicas 31:3 A contribuição da fazenda do rei foi designada para os holocaustos: os holocaustos da manhã e da tarde, e os holocaustos dos SÁBADOS, das luas novas e das festas fixas, como está escrito na lei do Senhor.

Neemias 10:33 Para os pães da proposição, para a contínua oferta de cereais, para o contínuo holocausto dos sábados e das luas novas, para as festas fixas, para as coisas sagradas, para as ofertas pelo pecado a fim de fazer expiação por Israel, e para toda a obra da casa do nosso Deus.

 

11. Que atitude radical tomou Nímia em função da transgressão do Shabat, pelos comerciantes que iam a Jerusalém?

Neemias 13:15  Naqueles dias, vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos e toda casta de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos.

Neemias 13:19  Sucedeu, pois, que, dando as portas de Jerusalém já sombra antes do sábado, ordenando-o eu, as portas se fecharam; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.

 

12. Qual foi uma das principais razões de Judá ser levado em cativeiro em Babilônia por 70 anos? Que promessa havia, se houvesse obediência?

 

Jeremias 17:21  Assim diz o SENHOR: Guardai a vossa alma e não tragais cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém;

Jeremias 17:22  nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes, santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais.

23 Mas não deram ouvidos, nem inclinaram as orelhas; antes, endureceram a sua cerviz, para não ouvirem e para não receberem correção.

24 Será, pois, que, se diligentemente me ouvirdes, diz o SENHOR, não introduzindo cargas pelas portas desta cidade no dia de sábado, e santificardes o dia de sábado, não fazendo nele obra alguma;

25 então entrarão pelas portas desta cidade reis e príncipes, assentados sobre o trono de Davi, andando em carros e montados em cavalos, eles e seus príncipes, os homens de Judá e os moradores de Jerusalém; e esta cidade será para sempre habitada.

26 E virão das cidades de Judá, e dos contornos de Jerusalém, e da terra de Benjamim, e das planícies, e das montanhas, e do Sul, trazendo holocaustos, e sacrifícios, e ofertas de manjares, e incenso, trazendo igualmente sacrifícios de louvores à Casa do SENHOR.

27 Mas, se não me derdes ouvidos, para santificardes o dia de sábado e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então, acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém e não se apagará.

2 Crônicas 36:19-21  E queimaram a Casa de Deus, e derribaram os muros de Jerusalém, e todos os seus palácios queimaram, destruindo também todos os seus preciosos objetos. E os que escaparam da espada levaram para a Babilônia; e fizeram-se servos dele e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da desolação repousaram, até que os setenta anos se cumpriram.

 

13. Quando começa e até onde vai o Sábado?

No pôr-do-sol de sexta-feira, terminando no pôr-do-sol do Sábado.

Biblicamente, o dia começa e termina com o pôr-do-sol. Não é a meia noite, como define o calendário romano. Por zelo, os rabinos determinaram que se observasse o surgimento da primeira estrela, ou seja, cerca de no mínimo dezoito minutos antes do pôr-do-sol de sexta, para o acendimento das velas de recebimento da rainha Shabat e do aparecimento de três estrelas, após o pôr-do-sol de do Sábado, já à noite, para encerrá-lo, com a cerimônia de Havdalah.

Neemias fechou os portões da cidade santa sexta-feira, quando neles fazia-se sombra:

Neemias 13:19  Sucedeu, pois, que, dando as portas de Jerusalém já sombra antes do sábado, ordenando-o eu, as portas se fecharam; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.

Portanto, um dia ou data, compreende de um a outro pôr–do-sol.

Deuteronômio 21:22, 23  Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e haja de morrer, e o pendurares num madeiro, o seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia, porquanto o pendurado é maldito de Deus...

João 19:31  Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.

Josué 8:29  E ao rei de Ai enforcou num madeiro, até à tarde; e, ao pôr-do-sol, ordenou Josué que o seu corpo se tirasse do madeiro...

Levítico 23:32  Sábado de descanso vos será; então, afligireis a vossa alma; aos nove do mês, à tarde, duma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.

 

14. Como o profeta Ezequiel via a indiferença dos sacerdotes? Como deveriam agir?

Ezequiel 22:26  Os seus sacerdotes transgridem a minha lei e profanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano, não fazem diferença, nem discernem o imundo do limpo e dos meus sábados escondem os olhos; e, assim, sou profanado no meio deles.

Ezequiel 44:23  A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo.

 

15. Como dos viu a obediência ao Shabat e as demais solenidades, apenas por mera formalidade?

Amós 8:5 dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? E o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o ciclo, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras,

Isaías 1:13-16  Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene. As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de sofrê-las. Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.

Oséias 2:11  Farei cessar todo o seu gozo, as suas Festas de Lua Nova, os seus sábados e todas as suas solenidades.

Amós 5:21  Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer.

 

16. Deus previu uma Nova Aliança com as Casas de Judá e de Israel. Nesta Aliança foi excluído o Sábado? E as Festas?

Yeshua veio anunciando as boas novas sobre os montes:

Naum 1:15  Eis sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, do que anuncia a paz! Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o homem vil já não passará por ti; ele é inteiramente exterminado.

Pela boca de Isaias, a manifestação da salvação de dos, não excluía o Shabat, pelo contrário, seria abraça pelos gentios convertidos. Cornélio (Atos 10:22) tinha bom testemunho dos judeus:

Isaías 56:1, 6, 7: Assim diz o SENHOR: Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, prestes a manifestar-se. Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.

 

17. O gentio convertido precisa igualmente observar o Sábado? Ou pode adorar ao Eterno em separado do povo e da Comunidade de Israel?

Isaías 56:3, 6 Não fale o estrangeiro que se houver chegado ao SENHOR, dizendo: O SENHOR, com efeito, me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca.(...) Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança,

1 Coríntios 12:2  Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.

Efésios 2:11, 12, 19  Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisos  pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.(...)  Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus;

 

18. Yeshua, como Mediador da Nova Aliança e Seus apóstolos, dispensaram o Sábado e as demais solenidades da Torah, bem como o comparecimento no templo e nas sinagogas?

 

Presença de Yeshua e seus discípulos nas festas, e no Templo:

 

Lucas 2:41, 42, 46 Ora, todos os anos, iam seus pais a Jerusalém, à Festa da Páscoa. E, tendo ele doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. (...) E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.

João 7:2, 8, 14 E estava próxima a festa dos judeus chamada de Festa dos Tabernáculos. Subi vós a esta festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda o meu tempo não está cumprido. Mas, no meio da festa, subiu Jesus ao templo e ensinava.

João 2:23 E, estando ele em Jerusalém pela Páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome.

João 4:45 Chegando, pois, à Galiléia, os Galileus o receberam, porque viram todas as coisas que fizera em Jerusalém no dia da festa; porque também eles tinham ido à festa.

João 5:1 Depois disso, havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.

1 Coríntios 5:8  Pelo que façamos festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade.

João 13:29 porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa ou que desse alguma coisa aos pobres.

João 10:22, 23 E em Jerusalém havia a Festa da Dedicação, e era inverno. E Jesus passeava no templo, no alpendre de Salomão.

Marcos 14:12 E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, quando sacrificavam a Páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vá fazer os preparativos para comer a Páscoa?

Atos 18:21 Antes, se despediram deles, dizendo: Querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.

 

Presença de Yeshua e seus discípulos nas sinagogas, no Sábado:

 

Mateus 12:9 E, partindo dali, chegou à sinagoga deles.

Mateus 13:54 E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam...

Marcos 1:21 Entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.

Marcos 3:1 E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada.

Marcos 5:38 E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço e os que choravam muito e pranteavam.

Marcos 6:2 E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam,...

Lucas 4:16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler.

Lucas 4:38 Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão...

Lucas 6:6 E aconteceu também, em outro sábado, que entrou na sinagoga e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada.

Lucas 8:41 E eis que chegou um varão de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa;

Lucas 13:14 E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que deve trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados e não no dia de sábado.

João 6:59 Ele disse essas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.

João 12:42 Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.

João 18:20 Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde todos os judeus se ajuntam, e nada disse em oculto.

Atos 13:14 E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se.

Atos 13:15 E, depois da lição da Lei e dos Profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Varões irmãos se tendem alguma palavra de consolação para o povo, falai.

Atos 13:42 E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.

Atos 13:43 E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus.

Atos 14:1 E aconteceu que, em Icônio, entraram juntos na sinagoga dos judeus e falaram de tal modo, que creu uma grande multidão, não só de judeus, mas também de gregos.

Atos 17:1 E, passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.

Atos 17:10 E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.

Atos 17:17 De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos e, todos os dias, na praça, com os que se apresentavam.

Atos 18:4 E todos os sábados disputavam na sinagoga e convencia a judeus e gregos.

Atos 18:7 E, saindo dali, entrou em casa de um homem chamado Tito Justo, que servia a Deus e cuja casa estava junto da sinagoga.

Atos 18:8 E Crispo principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; também muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados.

Atos 18:19 E chegou a Éfeso e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus.

Atos 18:26 Ele começou a falar ousadamente na sinagoga. Quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus.

Atos 19:8 E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do Reino de Deus.

 

19. Por que havia um conflito em alguns líderes e Yeshua, quanto à forma de se observar o Sábado? Yeshua estaria mesmo violando o Shabat, com sugeria alguns de Seus oponentes?

Yeshua não veio abolir a Torah, mas ensinar e interpretá-la, uma vez que agora, pela ação de Ruach Hakodesh, ela seria internalizada nos corações dos israelitas (Jr 31:31-33).

 

Lucas 13:10-18 E ensinava no sábado, numa das sinagogas.

11 E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava curvada e não podia de modo algum endireitar-se.

12 E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher está livre da tua enfermidade.

13 E impôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou e glorificava a Deus.

14 E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados e não no dia de sábado.

15 Respondeu-lhe, porém, o Senhor e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi ou jumento e não o leva a beber água?

16 E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual dezoito anos Satanás mantinha presa?

17 E, dizendo ele isso, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele.

 

20. Teria sido Yeshua e Seus apóstolos transgressores da Torah ou alguém que pregava contra a Lei e os Profetas? Que lhes teria conhecido, se assim o fossem?

 

Os oponentes de Yeshua buscavam ocasião para apedrejá-lo e a teriam encontrado, se Ele fosse contra ou transgredisse o Shabat. Suas acusações na se comprovavam. Fizeram o mesmo com Estevão e Shaul mais tarde:

 

Marcos 11:18 E os escribas e príncipes dos sacerdotes, tendo ouvido isso, buscavam ocasião para matá-lo; pois eles o temiam porque toda a multidão estava admirada acerca da sua doutrina.

João 8:59 Então, pegou em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.

João 10:31 Os judeus pegaram, então, outra vez, em pedras para o apedrejarem.

 

Yeshua entendia que a vida estava acima de qualquer tradição. Curar enfermos não era transgressão da Torah. Mesmo assim seus oponentes o acusavam falsamente, como fizeram mais tarde com Estevão e Shaul Hashaliach:

 

João 5:18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

Atos 6:11-14 Então subornaram homens que dissessem: Temos ouvido este homem (Estevão) proferir blasfêmias contra Moisés e contra Deus. Sublevaram o povo, os anciãos e os escribas e, investindo, o arrebataram, levando-o ao Sinédrio. Apresentaram testemunhas falsas, que depuseram: Este homem não cessa de falar contra o lugar santo e contra a lei; porque o temos ouvido dizer que esse Jesus, o Nazareno destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos deu.

Atos 21:21 E acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo o costume da lei.

Atos 24:10-14 Paulo, porém, fazendo-lhe o governador sinal que falasse, respondeu: Porque sei que já vai para muitos anos que desta nação és juiz, com tanto melhor ânimo respondo por mim. Pois bem podes saber que não há mais de doze dias que subi a Jerusalém a adorar; e não me acharam no templo falando com alguém, nem amotinando o povo nas sinagogas, nem na cidade; nem tampouco podem provar as coisas de que agora me acusam.

Atos 25:7 Chegando ele, o rodearam os judeus que haviam descido de Jerusalém, trazendo contra Paulo muitas e graves acusações, que não podiam provar.

 

21. Teria Ele ensinado a Seus discípulos a mudança do dia de Shabat para o domingo, ou mesmo dito que o Shabat estava abolido?

Lucas 4:16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler.

Lucas 23:55, 56 E as mulheres que tinham vindo com ele da Galiléia seguiram também e viram o sepulcro e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos e, no sábado, repousaram, conforme o mandamento.

Atos 18:1-4 Depois disto, partiram Paulo de Atenas e chegou a Corinto. E, achando certo judeu por nome Áquila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), se ajuntou com eles, e, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. E todo o sábado disputava na sinagoga e convencia a judeus e gregos.

 

22. Quando, efetivamente o domingo foi aceito e quem o instituiu?

O domingo foi estabelecido por lei, a 7 de março de 321 EC, pelo imperador pagão Constantino:

 

"Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol. Não obstante, atentam os lavradores com plena liberdade ao cultivo dos campos; visto acontecer a miúdo que nenhum outro dia é tão adequado à semeadura do grão ou ao plantio da vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo Céu." - Codex Justinianus, lib. 13 it. 12, par. 2 (3).

 

"O mais antigo reconhecimento da observância do domingo, como um dever legal, é uma constituição de Constantino em 321 d.C., decretando que todos os tribunais de justiça, habitantes das cidades e oficiais deviam repousar no domingo (venerabili die Solis), com uma exceção em favor dos que se ocupam do trabalho agrícola." - Enciclopédia Britânica, art. "Sunday."

 

"Os cristãos não devem judaizar e descansar no sábado, mas sim trabalhar neste dia; devem honrar o dia do Senhor e descansar, se for possível, como cristãos. Se, entretanto, forem encontrados judaizando, sejam excomungados por Cristo." - Hefele, History of the Councils of the Church, vol. II, livro 6, sec. 93, pág. 318.

 

“O Concílio de Laodicéia proibiu os Cristãos de observar o Shabbat e de receber prendas de judeus ou mesmo de comer pão ázimo nos festejos judaicos.”

http:pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_Conc%C3%ADlio_de_Niceia

 //

Em 364, no Concílio de Laodiceia, o Canon 29 institui que “os cristãos não deveriam ter práticas judaizantes e, como tal, não deveriam estar ociosos mas deveriam trabalhar ao Sábado”

 

"Nós celebramos o domingo em vez do sábado, porque a igreja Católica, no Concílio de Laodicéia em 364 transferiu a santidade do Sábado para o domingo." ("The Converts Catechism of Catholic Doctrine)